Mudanças na sociedade frequentemente impactam no mercado, principalmente quando falamos de seguros e seguradoras. Nas últimas décadas, o desenvolvimento da tecnologia, as preocupações culturais com inovação, sustentabilidade e as novas demandas do consumidor modificaram muito o cenário em diversos setores – inclusive no setor de seguros.
Para permanecerem competitivas e relevantes para o consumidor, as seguradoras precisam também se adaptar ao mercado, para promover um ambiente empresarial eficaz, eficiente para o consumidor e atualizado com as demandas do mercado.
Neste artigo, você vai aprender:
Quer saber mais? Então continue lendo!
As mudanças no setor de seguros podem ser de diversas ordens: legais, tecnológicas, comportamento do consumidor, ambientais, etc. Com elas, novos desafios surgem e também a necessidade de desenvolver soluções personalizadas e adaptadas a todas essas mudanças. Confira algumas delas:
2024 é um ano em que temas relativos à lei estarão em alta para o mercado de seguros. Neste ano, diversos projetos e leis poderão sair do papel, influenciando a realidade do mercado. Entre elas, estão:
Outras movimentações legais que já foram feitas no setor já começaram a acontecer em 2023, como a sanção da lei que permite o uso de novas garantias para a tomada de empréstimos bancários no Brasil. Também foram sancionadas novas garantias para seguro de pessoas, títulos de capitalização e cotistas de Fundo de Aposentadoria Programada Individual.
O Open Insurance também tem transformado o cenário do setor de seguros exigindo adaptações da parte das seguradoras. O Open Insurance é conhecido como o ecossistema de seguros aberto, que tem como objetivo dar ao usuário a autonomia e liberdade de escolher o que fazer com seus dados, com seus produtos de seguros e com o relacionamento que possuem com as seguradoras.
“O corretor vai ser o maior beneficiado com o Open Insurance, pela sua possibilidade de entrar em mercados que ainda não está atuando, e isso trará isonomia de oportunidades”, afirma Solon Barretto, vice-presidente comercial da Alba.
O Open Insurance é baseado em três pilares: a experiência digital, com o uso de ferramentas como big data e Inteligência Artificial, a open innovation e a criação de novos modelos de negócio, permitindo também a criação de novos relacionamentos com o cliente.
O setor de seguros também não ficou de fora das mudanças voltadas para a sustentabilidade e responsabilidade social. O conceito de ESG refere-se a uma abordagem empresarial que leva em conta três pilares fundamentais: ambiental, social e governança. Esses pilares ajudam a mensurar a evolução das empresas no desenvolvimento de soluções, investimentos, políticas corporativas e cultura empresarial mais alinhada com a ética nesses três pilares.
Com tantas mudanças culturais, era de se esperar que o comportamento do consumidor também se alterasse. E foi o que aconteceu! A maneira como os clientes pesquisam, consomem e se relacionam com as marcas hoje em dia é muito diferente da maneira como consumiam décadas atrás. Atualmente, o usuário busca soluções na internet, espera soluções rápidas e zero burocráticas e valoriza o compromisso ético das empresas. Saiba mais sobre o comportamento do consumidor aqui.
A Alba Seguradora, antiga Companhia de Seguros Aliança da Bahia, tem 154 anos de experiência no mercado. Isso significa que já acompanhamos e lançamos diversas tendências, sempre de olho nas mudanças do mercado.
Entre os nossos valores, estão a ética, integridade, respeito, empatia, excelência, comprometimento, criatividade, inovação, transparência, confiança. Estamos sempre em busca de soluções inovadoras para oferecer o melhor para nossos clientes. Inovamos na área de seguros empresariais, em soluções personalizadas e no atendimento a nossos consumidores.
Além disso, também investimentos em práticas sustentáveis, como a neutralização das emissões de carbono, além da descontinuidade do uso de copos plásticos e a parceria com a empresa Carbon Free Brasil (empresa que tem como objetivos buscar um mundo mais sustentável. Saiba mais sobre nossas iniciativas em ESG aqui.