As últimas décadas viram a tecnologia se desenvolver de maneira explosiva e criar diversas inovações impensáveis em pouco tempo antes. Atualmente, utilizamos inovações tecnológicas na maneira de nos locomover, comunicar, vender, aprender, e muito mais. Com tantas mudanças, seria inevitável que o mercado de seguros se visse frente a uma verdadeira revolução.
Quem quer estar sempre atualizado e competir de igual para igual com os concorrentes precisa estar por dentro das variadas maneiras sobre como a tecnologia pode impactar os serviços e a demanda do mercado de seguros.
A primeira providência a se tomar é entender a mudança de comportamento dos consumidores atuais. Assim, fica mais fácil oferecer serviços e produtos alinhados às expectativas do público.
Quer entender mais sobre as novidades tecnológicas e as principais inovações que impactam o setor?
Então é só continuar lendo este artigo!
O comportamento do consumidor atual é moldado por fatores pessoais, sociais, históricos, culturais e psicológicos. Os novos valores culturais, alterações de comportamento graças a tecnologias e dispositivos como redes sociais e smartphones, nova visão de mundo, valores religiosos e outros são essenciais para determinar a maneira como o consumidor se porta e o que espera do mercado.
Confira algumas das características da nova geração de consumidores:
Quase 100% dos consumidores utilizam a internet atualmente. Apesar de alguns milhões ainda não terem acesso, a grande maioria utiliza a internet para socializar, fazer compras, estudar e se entreter.
Segundo o Think with Google, a probabilidade de usuários deixarem o site após uma busca demorar mais de três segundos aumenta em 32%.
Segundo estudo da Chain Store Age, 81% dos consumidores realizam pesquisa online antes de realizar uma compra.
Atualmente, os consumidores têm apreço por marcas em que se sentem parte de uma comunidade e em que podem compartilhar dos valores defendidos por ela.
O excesso de propagandas e pop-ups atualmente mais afasta do que aproxima os consumidores de sua marca.
O consumidor atual está por dentro das tendências e espera o mesmo das empresas que consome.
A tecnologia tem se desenvolvido cada vez mais rápido. No Brasil, a internet surgiu em 1995, mas para chegarmos ao ponto em que a Inteligência Artificial é utilizada comercialmente, em que os algoritmos são a base de todas as plataformas digitais que usamos e a coleta de dados, essencial para o futuro empresarial, não demorou mais de 10 anos.
A aceleração digital é a capacidade de implementar novas soluções digitais rapidamente, ao mesmo tempo em que acompanha as novidades do desenvolvimento tecnológico. É preciso lembrar, entretanto, que cada tecnologia envolve também um período de adaptação antes de ser utilizada de forma massiva, com a curva de aprendizado e custos envolvidos com a democratização do acesso.
A Inteligência Artificial é o campo do estudo que permite que as máquinas utilizem machine learning para realizar tarefas como os humanos. O sistema, aos poucos, absorve, analisa e aplica um grande conjunto de dados para realizar tarefas e identificar objetos, pessoas, padrões e reações.
Alguns economistas já chamam o movimento da última década de a Quarta Revolução Industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. A revolução tem trazido mudanças na maneira como as pessoas e as empresas se relacionam entre si, compartilham dados e tomam decisões.
Existem dois tipos de Inteligência Artificial: a Inteligência Artificial tradicional e a Inteligência Artificial Generativa. A Inteligência Artificial Generativa é capaz de utilizar dados para criar novos conteúdos, como músicas, imagens, textos, vídeos e áudios. É possível utilizá-la para criar marketing de conteúdo, interagir com os usuários e reinventar as experiências que os consumidores têm com as marcas.
Uma das principais utilizações da Inteligência Artificial no mercado de seguros é com a personalização de serviços para os clientes. Com o uso de chatbots e machine learning, é possível personalizar o atendimento e oferecer uma experiência que facilita a fidelização.
Big Data é a área do conhecimento que estuda como coletar, tratar e analisar um grande conjunto de dados, disponíveis no ambiente digital. Para ser implementado, é preciso entender os 5 V’s do Big Data: volume, velocidade, variedade, variabilidade e vínculo.
O volume se refere à imensa quantidade de dados disponíveis no ambiente digital pronta para ser coletada. Todos os dias, um novo volume de dados é gerado, tornando mais complexo para as empresas conseguir analisar os dados disponíveis. A velocidade se refere à velocidade com as quais esses dados são processados e expandidos. Já a variedade se refere aos possíveis tipos de dados coletados: eles podem ser textos, imagens, planilhas, dados desestruturado.
Em suma, qualquer conteúdo inserido na rede é um dado a ser coletado. A variabilidade se refere à maneira como é preciso analisar os dados com consistência. E, por fim, o vínculo fala da habilidade que o Big Data possui em relacionar todos os dados e criar vínculos entre eles, formando informações discerníveis.
A área de Big Data trouxe consigo uma série de desafios referentes à privacidade do usuário: até onde é possível coletar dados e rastros digitais? Pensando nisso, leis e regulamentações foram criadas para defender a privacidade e os direitos dos usuários.
No mercado de seguros, a inovação do Big Data permite que as empresas entendam profundamente quem é o consumidor e como ele se comporta. Essas informações permitem a criação de serviços e atendimento mais estratégico, voltado a oferecer aos clientes exatamente o que eles demandam.
A tecnologia de blockchain é um banco de dados avançado que agrupa um conjunto de informações que se conectam por meio de criptografia. Essa tecnologia permitiu o surgimento da bitcoin e é responsável pela segurança de operações financeiras.
No mercado de seguros, ela permite o armazenamento de contratos e registros de sinistros de forma acessível a todas as partes e de forma mais segura, evitando fraudes.
A Internet das Coisas (IoT) é uma rede de objetos físicos, como eletrodomésticos e carros, que se conectam a sensores, softwares e outras tecnologias, permitindo a comunicação entre objetos físicos, compartilhando dados, gravando, monitorando e interagindo.
No mercado de seguros, dispositivos como sensores e câmeras conectadas podem fornecer dados em tempo real sobre ativos segurados.
Cibersegurança é o estudo e prática que oferece proteção para computadores, softwares, redes, dispositivos, aplicativos e sistemas de ataques cibernéticos. Os ataques cibernéticos movimentam milhões de dólares anualmente e as ameaças se tornam cada vez mais complexas.
Por isso, as evoluções tecnológicas no que concerne à cibersegurança são essenciais para a robustez da segurança nas atividades do mercado de seguros. Isso evita fraudes, vazamentos de dados e sequestro de informações sensíveis, o que pode acarretar em perda de reputação e dinheiro.
As mudanças tecnológicas e grandes inovações são determinantes para o mercado como um todo. Empresas e setores que querem se manter relevantes são aquelas que se adaptam às mudanças e utilizam as inovações para se destacar.
O mercado de seguros está em constante crescimento no país. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o setor de seguros cresceu 9% em 2023, comparado com 2022, com uma arrecadação total de R$ 388,03 bilhões.
Segundo projeção da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o mercado continuará crescendo em 2024 mais de 11%. Devido a esse crescimento, é fácil entender a necessidade e a oportunidade latente para que as seguradoras se destaquem.
É hora de se abrir para as possibilidades das inovações tecnológicas e se preparar para surfar na revolução. Com alto número de clientes e de dados a serem coletados e utilizados, o cenário está fértil para a criação de soluções e experiências ainda mais personalizadas e memoráveis para o consumidor.
O uso da tecnologia no mercado de seguros traz benefícios diversos. Confira alguns:
A Alba Seguradora tem mais de 150 anos de experiência no mercado. Antiga Companhia de Seguros Aliança da Bahia, a Alba oferece 10 linhas de negócios de seguros, pessoas e gerais, além de capitalização, pela participação na BrasilCap.
Pregamos pela ética, integridade, respeito, empatia, excelência, comprometimento, criatividade, inovação, transparência e confiança e temos como missão oferecer para o corretor e para o consumidor a melhor experiência em seguros, através de soluções inovadoras.
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