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Notícias

24/04/2024

Tecnologias revolucionam o mercado de seguros

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As últimas décadas viram a tecnologia se desenvolver de maneira explosiva e criar diversas inovações impensáveis em pouco tempo antes. Atualmente, utilizamos inovações tecnológicas na maneira de nos locomover, comunicar, vender, aprender, e muito mais. Com tantas mudanças, seria inevitável que o mercado de seguros se visse frente a uma verdadeira revolução.   

Quem quer estar sempre atualizado e competir de igual para igual com os concorrentes precisa estar por dentro das variadas maneiras sobre como a tecnologia pode impactar os serviços e a demanda do mercado de seguros.   

A primeira providência a se tomar é entender a mudança de comportamento dos consumidores atuais. Assim, fica mais fácil oferecer serviços e produtos alinhados às expectativas do público.   

Quer entender mais sobre as novidades tecnológicas e as principais inovações que impactam o setor?   

Então é só continuar lendo este artigo!   

O consumidor atual  

O comportamento do consumidor atual é moldado por fatores pessoais, sociais, históricos, culturais e psicológicos. Os novos valores culturais, alterações de comportamento graças a tecnologias e dispositivos como redes sociais e smartphones, nova visão de mundo, valores religiosos e outros são essenciais para determinar a maneira como o consumidor se porta e o que espera do mercado.  

Confira algumas das características da nova geração de consumidores:

Busca produtos e soluções na internet 

Quase 100% dos consumidores utilizam a internet atualmente. Apesar de alguns milhões ainda não terem acesso, a grande maioria utiliza a internet para socializar, fazer compras, estudar e se entreter.   

Espera agilidade e zero burocracia, não tem paciência para transações lentas e repetitivas 

Segundo o Think with Google, a probabilidade de usuários deixarem o site após uma busca demorar mais de três segundos aumenta em 32%.   

Realiza pesquisa online e compara marcas e produtos antes de realizar uma compra 

Segundo estudo da Chain Store Age, 81% dos consumidores realizam pesquisa online antes de realizar uma compra.  

Busca se sentir parte de uma comunidade 

Atualmente, os consumidores têm apreço por marcas em que se sentem parte de uma comunidade e em que podem compartilhar dos valores defendidos por ela.   

Despreza propagandas intrusivas 

O excesso de propagandas e pop-ups atualmente mais afasta do que aproxima os consumidores de sua marca.   

Gosta de acompanhar tendências de mercado 

O consumidor atual está por dentro das tendências e espera o mesmo das empresas que consome.   

A aceleração digital e o mercado de seguros 

A tecnologia tem se desenvolvido cada vez mais rápido. No Brasil, a internet surgiu em 1995, mas para chegarmos ao ponto em que a Inteligência Artificial é utilizada comercialmente, em que os algoritmos são a base de todas as plataformas digitais que usamos e a coleta de dados, essencial para o futuro empresarial, não demorou mais de 10 anos.   

A aceleração digital é a capacidade de implementar novas soluções digitais rapidamente, ao mesmo tempo em que acompanha as novidades do desenvolvimento tecnológico. É preciso lembrar, entretanto, que cada tecnologia envolve também um período de adaptação antes de ser utilizada de forma massiva, com a curva de aprendizado e custos envolvidos com a democratização do acesso. 

As principais inovações do setor  

Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial é o campo do estudo que permite que as máquinas utilizem machine learning para realizar tarefas como os humanos. O sistema, aos poucos, absorve, analisa e aplica um grande conjunto de dados para realizar tarefas e identificar objetos, pessoas, padrões e reações.   

Alguns economistas já chamam o movimento da última década de a Quarta Revolução Industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. A revolução tem trazido mudanças na maneira como as pessoas e as empresas se relacionam entre si, compartilham dados e tomam decisões.   

Existem dois tipos de Inteligência Artificial: a Inteligência Artificial tradicional e a Inteligência Artificial Generativa. A Inteligência Artificial Generativa é capaz de utilizar dados para criar novos conteúdos, como músicas, imagens, textos, vídeos e áudios. É possível utilizá-la para criar marketing de conteúdo, interagir com os usuários e reinventar as experiências que os consumidores têm com as marcas.   

Uma das principais utilizações da Inteligência Artificial no mercado de seguros é com a personalização de serviços para os clientes. Com o uso de chatbots e machine learning, é possível personalizar o atendimento e oferecer uma experiência que facilita a fidelização.   

Big Data 

Big Data é a área do conhecimento que estuda como coletar, tratar e analisar um grande conjunto de dados, disponíveis no ambiente digital. Para ser implementado, é preciso entender os 5 V’s do Big Data: volume, velocidade, variedade, variabilidade e vínculo.   

O volume se refere à imensa quantidade de dados disponíveis no ambiente digital pronta para ser coletada. Todos os dias, um novo volume de dados é gerado, tornando mais complexo para as empresas conseguir analisar os dados disponíveis. A velocidade se refere à velocidade com as quais esses dados são processados e expandidos. Já a variedade se refere aos possíveis tipos de dados coletados: eles podem ser textos, imagens, planilhas, dados desestruturado.   

Em suma, qualquer conteúdo inserido na rede é um dado a ser coletado. A variabilidade se refere à maneira como é preciso analisar os dados com consistência. E, por fim, o vínculo fala da habilidade que o Big Data possui em relacionar todos os dados e criar vínculos entre eles, formando informações discerníveis.   

A área de Big Data trouxe consigo uma série de desafios referentes à privacidade do usuário: até onde é possível coletar dados e rastros digitais? Pensando nisso, leis e regulamentações foram criadas para defender a privacidade e os direitos dos usuários.   

No mercado de seguros, a inovação do Big Data permite que as empresas entendam profundamente quem é o consumidor e como ele se comporta. Essas informações permitem a criação de serviços e atendimento mais estratégico, voltado a oferecer aos clientes exatamente o que eles demandam.  

Blockchain 

A tecnologia de blockchain é um banco de dados avançado que agrupa um conjunto de informações que se conectam por meio de criptografia. Essa tecnologia permitiu o surgimento da bitcoin e é responsável pela segurança de operações financeiras.  

No mercado de seguros, ela permite o armazenamento de contratos e registros de sinistros de forma acessível a todas as partes e de forma mais segura, evitando fraudes. 

Internet das Coisas (IoT) 

A Internet das Coisas (IoT) é uma rede de objetos físicos, como eletrodomésticos e carros, que se conectam a sensores, softwares e outras tecnologias, permitindo a comunicação entre objetos físicos, compartilhando dados, gravando, monitorando e interagindo.  

No mercado de seguros, dispositivos como sensores e câmeras conectadas podem fornecer dados em tempo real sobre ativos segurados.   

Cibersegurança 

Cibersegurança é o estudo e prática que oferece proteção para computadores, softwares, redes, dispositivos, aplicativos e sistemas de ataques cibernéticos. Os ataques cibernéticos movimentam milhões de dólares anualmente e as ameaças se tornam cada vez mais complexas.   

Por isso, as evoluções tecnológicas no que concerne à cibersegurança são essenciais para a robustez da segurança nas atividades do mercado de seguros. Isso evita fraudes, vazamentos de dados e sequestro de informações sensíveis, o que pode acarretar em perda de reputação e dinheiro.   

A importância da tecnologia para o mercado de seguros  

As mudanças tecnológicas e grandes inovações são determinantes para o mercado como um todo. Empresas e setores que querem se manter relevantes são aquelas que se adaptam às mudanças e utilizam as inovações para se destacar.  

O mercado de seguros está em constante crescimento no país. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o setor de seguros cresceu 9% em 2023, comparado com 2022, com uma arrecadação total de R$ 388,03 bilhões.

Segundo projeção da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o mercado continuará crescendo em 2024 mais de 11%. Devido a esse crescimento, é fácil entender a necessidade e a oportunidade latente para que as seguradoras se destaquem.   

É hora de se abrir para as possibilidades das inovações tecnológicas e se preparar para surfar na revolução. Com alto número de clientes e de dados a serem coletados e utilizados, o cenário está fértil para a criação de soluções e experiências ainda mais personalizadas e memoráveis para o consumidor.   

Vantagens da tecnologia no mercado de seguros 

O uso da tecnologia no mercado de seguros traz benefícios diversos. Confira alguns:   

  •  tornar os processos mais modernos;  
  • permitir a tomada de decisões mais rápida;  
  • monitorar riscos em tempo real;  
  • simular seguros;  
  • proporcionar mais transparência ao cliente;  
  • oferecer mais eficiência operacional;  
  • personalização de soluções;  
  • mais conveniência para o cliente;  
  • ampliação do alcance dos serviços e soluções;  
  • redução de burocracias;  
  • auxílio na prevenção de fraudes;  
  • melhoria da experiência do cliente  

 Alba Seguradora  

A Alba Seguradora tem mais de 150 anos de experiência no mercado. Antiga Companhia de Seguros Aliança da Bahia, a Alba oferece 10 linhas de negócios de seguros, pessoas e gerais, além de capitalização, pela participação na BrasilCap.   

Pregamos pela ética, integridade, respeito, empatia, excelência, comprometimento, criatividade, inovação, transparência e confiança e temos como missão oferecer para o corretor e para o consumidor a melhor experiência em seguros, através de soluções inovadoras.   

Saiba mais e entre em contato com um de nossos especialistas clicando aqui.  

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