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A ALBA

Política de Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade DA COMPANHIA DE SEGUROS ALIANÇA DA BAHIA – ALBA

OBJETIVO
Esta política visa ao desenvolvimento sustentável da Companhia de Seguros Aliança da Bahia – ALBA, em consonância com sua missão, seus objetivos estratégicos e o plano de negócios para o triênio 2023-2025, para abertura de portfólio para danos residenciais, empresarial, garantia estendida e seguros de vida individual, em grupo, por acidentes pessoais, capital global e prestamista, assim como a abertura de canais de parceria, corretagem e licitações.

 

APLICAÇÃO
A presente política é aplicável a todos os produtos e serviços prestados pela ALBA, no âmbito de sua atuação, bem como a todas as partes interessadas, tais como conselheiros, administradores, diretores, colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores.

 

DIRETRIZES
Queremos cuidar dos nossos clientes na medida de suas necessidades, aproveitando a força, a solidez e os valores da ALBA.

Observados esses valores, com a priorização da confiança e da ética, do respeito, da inovação e da excelência, prezamos pela garantia dos direitos fundamentais de nossos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores, a redução de nossos impactos negativos, com fomento de impactos positivos na promoção de uma sociedade mais resiliente e inclusiva.

 

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES

Conselho de Administração  
Ao Conselho de Administração cabe orientar os negócios da Companhia, de forma sustentável, fiscalizando a gestão dos diretores. Caberá ainda ao Conselho de Administração se manifestar sobre os Relatórios de Sustentabilidade da Companhia, a serem emitidos anualmente, bem como estabelecer metas para atingimento de soluções sustentáveis ambiental e socialmente, com acompanhamento dos objetivos estabelecidos.

Conselho Fiscal
Caberá ao Conselho Fiscal a fiscalização dos atos dos administradores, avaliando a sustentabilidade econômica e socioambiental das atividades, bem como opinar sobre o Relatório de Sustentabilidade anualmente, apondo parecer de informações complementares que julguem necessárias às deliberações em Assembleia Geral.

Presidente Executivo 
Ao Presidente Executivo da Companhia caberá coordenar, orientar e supervisionar as atividades das diretorias, fomentando os critérios de sustentabilidade nas atividades diárias e na prestação de serviços da ALBA.

Diretorias 
Orientar todas as atividades de suas respectivas diretorias para o desenvolvimento de produtos e serviços, avaliando a sustentabilidade a partir da sua concepção, bem como zelar pelo cumprimento de metas e critérios de sustentabilidade.

Colaboradores
Todos os colaboradores da ALBA têm a responsabilidade de atuar observando a sustentabilidade socioambiental no desenvolvimento de suas atividades, identificando novos produtos a serviços a serem ofertados visando à inovação sustentável.

 

NOSSAS PREMISSAS

Respeito às Pessoas
O Respeito é um dos valores da ALBA e na promoção e manutenção da sustentabilidade, o pilar de pessoas se destaca fortemente. Para isso, prezamos pelos direitos e garantias fundamentais, promovendo o bom relacionamento com clientes, fornecedores, colaboradores, administradores e acionistas.

O respeito e a proteção das informações e dados pessoais disponibilizados pelos clientes, colaboradores e demais pessoas que cercam a ALBA são nossa prioridade e, para isso, buscamos a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Diversidade e Inclusão
Somos plurais e buscamos promover o desenvolvimento profissional e oportunidades justas para todas as pessoas, independentemente de cor, raça, etnia, gênero, idade, credo, deficiência, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outra característica. Buscamos a diversidade em nossos clientes, parceiros, fornecedores e, principalmente colaboradores.

Inovação Sustentável
Nossa missão é perpetuar o legado de negócios sustentáveis, como agentes de mudança, reinventando e buscando novas oportunidades, potencializando benefícios para a sociedade e geração de valor. Somos conscientes de nosso potencial positivo, sem descuidar da preservação do nosso planeta e garantindo saúde e segurança às pessoas que nos cercam.

Para isso, a conscientização constante de nossos colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes é uma prioridade, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável da Companhia e da comunidade local.

Através do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que promovam benefícios sociais e ambientais à sociedade, incentivando a expansão do nosso portfólio e rede de parcerias, com negócios de impacto e inclusivos, contribuiremos para uma sociedade mais justa.

Ética , Integridade e Transparências
A confiança é o nosso valor que prioriza a ética em todas as relações que estabelecemos, sendo íntegros ao cumprir nossas responsabilidades. Por isso, a ALBA desenvolveu um programa de governança corporativa que preza pela integridade das relações e a transparência constante de nossas ações, devidamente publicadas em nosso site.

Esta política está alinhada aos propósitos do nosso negócio e inclui os princípios fundamentais de sustentação do nosso legado: ética, integridade, honestidade, responsabilidade, diligência, lealdade, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Com a conscientização constante de nossos colaboradores, parceiros, fornecedores e da alta administração, fomentaremos a cultura de integridade, identificando e tratando riscos, com monitoramento constante, incentivo a denúncias, com proteção do denunciante, garantia de não retaliação e aplicação de sanções disciplinares em casos de desvios de conduta ou irregularidades.

Cadeia Sustentável de Parceiros e Fornecedores
Para o fomento de uma sociedade mais sustentável, a ALBA orienta que todos os seus fornecedores parceiros estejam alinhados à legislação anticorrupção, ajam com ética e integridade e cumpram com os direitos e garantias fundamentais. A avaliação da cadeia de fornecimento nos permite não firmar, substituir ou encerrar relações contratuais com qualquer pessoa que descumpra as legislações de integridade, ambientais, trabalhistas, tributárias, de saúde e segurança no trabalho, ou não esteja alinhado aos valores da ALBA ou aos preceitos desta política.

Meio Ambiente
Para a preservação do meio ambiente, a ALBA tem o intuito de conscientizar interna e externamente as partes interessadas, para evitar o desperdício de recursos e aplicar técnicas que permitam a eficiência elétrica e hídrica em suas unidades de atuação, assim como estimular o uso de recursos digitais, com o objetivo de diminuir o uso de papel e de deslocamentos, contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes, avaliando, dentro das possibilidades da Companhia, a transição para a economia de baixo carbono.

 

COMO ATINGIR NOSSAS PREMISSAS E OBJETIVOS 

  • Adotar e cumprir legislações e regulamentos aplicáveis ao negócio, que avaliem questões socioambientais;
  • Diminuir o uso de papel e de deslocamentos, contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes;
  • Avaliar, dentro das possibilidades da Companhia a transição para economia de baixo carbono;
  • Incentivar a criação de produtos e serviços sustentáveis a serem ofertados aos nossos clientes;
  • Analisar, na tomada de decisão, os impactos gerados pelo negócio em questões socioambientais e climáticas;
  • Comprometimento com a Agenda 2030 da ONU e adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • Ofertar benefícios e planos de desenvolvimento a nossos colaboradores;
  • Implementar melhorias contínuas no negócio e investir na capacitação profissional de nossos colaboradores;
  • Atuar de forma ética e transparente com todas as partes interessadas, respeitando legislações trabalhista, anticorrupção, ambientais e sociais;
  • Respeitar a diversidade na Companhia e os Direitos Humanos, promovendo ações e conscientização antidiscriminatórias e inclusivas para todas as partes interessadas;
  • Estimular denúncias de atos irregulares e antiéticos, com a proteção e a garantia de não retaliação ao denunciante;
  • Contratar fornecedores éticos, íntegros e que respeitem o meio ambiente e as pessoas, cumprindo as diversas legislações aplicáveis aos negócios, garantida a possibilidade de não contratação ou rescisão, em caso de desalinhamento com os valores da Companhia;
  • Elaborar critérios e metodologias para avaliação e subscrição de riscos ambientais, sociais e climáticos nos produtos e serviços, com a intenção de reduzir impactos negativos na sociedade.

 

GESTÃO DE RISCOS SOCIOAMBIENTAIS
A Diretoria Jurídica de Riscos e Controles Internos, em conjunto com as demais diretorias da Companhia e com o apoio da Presidência Executiva e do Conselho de Administração, é responsável pelo mapeamento, análise e gerenciamento de riscos de natureza socioambiental e climática, criando mecanismos de redução dos impactos e monitorando a realização das atividades da companhia para cumprimento das metas e objetivos relacionados a esta política.

Caberá à Diretoria orientar as demais áreas da Companhia acerca das estratégias e alternativas para gerenciamento dos riscos socioambientais, conforme matriz de materialidade da ALBA, bem como reportar eventuais análises à Presidência Executiva e ao Conselho de Administração para a criação de métodos que garantam o compromisso com a responsabilidade socioambiental.

 

VIGÊNCIA
Esta política entra em vigor na data de sua publicação e deverá ser revisada pelo menos a cada três anos, conjuntamente ao Plano de Negócios da Companhia.  

No entanto, caso se julgue necessária a alteração para manutenção e alinhamentos dos critérios de sustentabilidade da Companhia ou a partir de alterações nas legislações pertinentes, esta política poderá ser revisada a qualquer tempo.

 

Última atualização: abril/2023